quinta-feira, 28 de abril de 2016

Parábolas & Cinema #2 - 04 Princípios no primeiro Trailer de Jason Bourne




     Bom dia caros amigos do Parábolas Geek! Depois de uma jornada nesta madrugada com a pré-estréia de Capitão América Guerra Civil, você pode acompanhar nossas primeiras impressões no vídeo do programa Catatonia Geek nas nossas redes sociais. Hoje gostaria de falar do quinto filme da Franquia que tem como personagem principal o soldado de um programa secreto do governo americano conhecido como Jason Bourne. Interpretado por Matt Damon e dirigido por  Paul Greengrass o quinto filme da série, que estreia dia 28 de julho de 2016.
      Pouco sabemos do enredo da trama, mas conhecemos o personagem que, desde 2002 com o primeiro filme da saga, Identidade Bourne, luta para descobrir quem é e qual é o seu lugar no mundo. O Trailer deste novo filme nos mostra alguns elementos interessantes para nossa discussão de todos os dias.

Você pode assistir ao trailer legendado, se ainda não o fez no link abaixo:

     JASON BOURNE TRAILER LEGENDADO

     O trailer inicia com uma frase de Jason dizendo: "Eu sei quem eu sou". Contar esta história de trás para frente foi uma das grandes sacadas do filme onde ele precisa descobrir fragmentos de uma mente destruída e apagada por um programa clandestino do governo.

     Em sua busca por respostas, um plano de vingança contra aqueles que o criaram se inicia. Esta busca de Jason por respostas, luta esta na qual ele investe sua própria vida, colocando-a em risco diversas vezes pode nos mostrar alguns aspectos de nossa jornada na terra. 
     Este é o Primeiro momento do trailer. Quantas pessoas passam boa parte da vida sem saber qual seu papel na terra? Decisões e companhias erradas, relacionamentos nocivos, tudo em busca de preencher o vazio e os questionamentos internos que corroem a alma. Muitas vezes esta jornada para descobrir quem somos pode ser destrutiva e muito dolorosa,nos levando ao que chamamos de "fundo do poço".

Imagem disponível em http://i1.wp.com/www.recados.etc.br/wp-content/uploads/2013/05/tumblr_mkln6fDuJ91r1ayc6o1_500.jpg?resize=500%2C334

  Neste sentido, de acordo com a Palavra de Deus só é possível descobrir seu papel no mundo ao olhar para seu Criador. A chave para entender a humanidade está em colocar nossos olhos no Senhor. Quanto mais tempo passamos olhando para nós mesmos, mais nos afastamos das respostas que buscamos. Temos a essência da eternidade em nosso interior, e através de um relacionamento com o Eterno Deus, conseguimos aprender sobre nossa existência.

Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo. Gálatas 4:7

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27

Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. Lamentações 3:24

     Voltando ao trailer, o segundo momento para nossa análise está na frase de sua companheira: "- Lembrar-se de tudo não significa saber de tudo". A resposta de Bourne na sequência parece extraída da Bíblia: "Conte-me..." Uma vez que tenha lembrado quem é, a partir de um olhar para Deus e entendendo o papel de Cristo em nossa vida, somos salvos. Começamos a ter consciência de quem somos e de qual é o nosso destino. "Lembramos de tudo", como Jason Bourne. Isso é maravilhoso quando aceitamos a Jesus como Senhor e Salvador, mas apenas este detalhe não é suficiente. Lembrar de quem somos não nos faz saber tudo o que precisamos saber. É preciso que alguém nos conte o que precisamos saber. Ninguém consegue crescer espiritualmente sem outro cristão que possa discipular este alguém nos caminhos do Senhor. O crescimento saudável da igreja acontece quando discípulos de Cristo geram outros discípulos de Cristo, sempre com o alvo Nele e naqueles a quem Ele ama.

Assim, Paulo ficou ali durante um ano e meio, ensinando-lhes a palavra de Deus. Atos 18:11

Todos ficavam maravilhados com o seu ensino, porque falava com autoridade. Lucas 4:32

Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. 2 Timóteo 4:2

 
     O terceiro momento do trailer está no discurso dos agentes do governos que identificam Jason Bourne e se espantam perguntando: "- O que ele quer agora?" Na medida em que crescemos na nossa nova fé, Deus pode nos pedir para voltarmos a situações de nosso passado que não foram resolvidas e acertar nossas contas com aqueles que aqui estão compartilhando a Terra do Criador. Aconteceu com Esaú e Jacó, irmãos gêmeos que lutavam por reconhecimento por parte de seu pai. Depois de muita desavença, eles puderam liberar o perdão um ao outro após anos de separação. Esteja atento para aquilo que o Senhor pedir de você, pois Ele é muito criativo em Seus caminhos.
  
Mas Esaú correu ao encontro de Jacó e abraçou-se ao seu pescoço, e o beijou. E eles choraram. Genesis 33:4

Seu povo reconstruirá as velhas ruínas e restaurará os alicerces antigos; você será chamado reparador de muros, restaurador de ruas e moradias. Isaías 58:12

Assim diz o Senhor: "Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso". Mas vocês disseram: ‘Não seguiremos! ’ Jeremias 6:16

     O quarto e último momento do trailer de Jason Bourne para nossos propósitos está na fala do personagem de Tommy Lee Jones quando diz que Jason nunca encontrará paz até que aceite quem realmente é. O ser humano ainda precisa encontrar seu propósito. Nunca estivemos tão conectados, mas ao mesmo tempo nunca fomos tão solitários. Nossa jornada por respostas termina quando aceitamos o fato de sermos filhos e filhas de Deus. A partir desta descoberta encontramos a paz que tanto buscamos pois mesmo que venhamos a enfrentar dificuldades, sabemos quem somos

Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. Salmos 23:4

Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. 2 Timóteo 4:7

     Gostou deste formato de análise? Deixe seu comentário, crítica ou sugestão, pois queremos ouvir você! Acompanhe nossas redes sociais e veja novidades de nossa equipe para você!
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário