sábado, 28 de maio de 2016

Parábolas & HQ's #19: Cavaleiros do Apocalipse: Magneto


Erik Magnus Lehnsherr, cujo nome de nascença é Max Eisenhardt, teve uma existência bastante difícil e sofrida desde o seu início. Judeu em sua origem, assistiu ao assassinato de toda sua família durante o regime nazista na Alemanha, para ser então levado ao campo de concentração de Auschwitz onde trabalhou como um Sonderkommando¹.

Apenas como observação, este grupo historicamente existiu e recentemente foi retratado em um filme indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em Hollywood, chamado Filho de Saul, filme húngaro do diretor László Nemes que estreou no Brasil em fevereiro deste ano. Para aqueles que querem aprofundar mais no contexto dos campos de concentração e deste grupo específico, recomendamos o filme. Segue o link do trailer legendado pela Sony Pictures no Brasil:


    Neste inferno onde vivia e tentava sobreviver, recebe um respiro de esperança ao conhecer Magda com quem consegue fugir durante uma revolta. Chegam à Rússia onde procuram recomeçar suas vidas com a segunda chance que recebem. Erik e Magda tem uma filha e vivem felizes, porém quando ele se cansa de ser extorquido pelo capataz da vila coletiva (A URSS estava no auge do sistema socialista neste período), sua casa é incendiada e sua filha morta. Tomado pela fúria, usa seus poderes mutantes pela primeira vez em público, exterminando toda a vila que o traiu. Magda fica aterrorizada com o que vê e foge sem dizer a Magnus que estava grávida novamente, desta vez de gêmeos: Vanda e Pietro Maximoff, os mutantes Feiticeira Escarlate e Mercúrio. (Embora existam mudanças recentes nos quadrinhos que apontam para uma origem dos irmãos diferente do que descrevemos aqui).

http://www.flynns.com.br/noticias/marvel-revela-os-verdadeiros-pais-de-mercurio-e-feiticeira-escarlate/
Relembre a parábola da Feiticeira Escarlate aqui:



      Em Israel conhece um jovem chamado Charles Xavier que se torna seu melhor amigo, até que as diferenças ideológicas quanto ao papel do Homo Superior no futuro da humanidade causa o fim desta amizade e coloca os dois em papeis opostos no protagonismo que se seguirá.


http://www.aminoapps.com/page/virtual-space/6202349/lets-talk-about-cherik-pt-1-history

     A partir desta separação, ele se torna Magneto o mutante terrorista mais perigoso e temido da terra. Seus poderes de manipulação magnética o colocam no topo da lista entre os mutantes mais procurados pelas forças da ONU.

   
      Gosto muito do embate ideológico entre Erik e Charles. Enquanto Magneto não existe diálogo ou coexistência pacífica com um povo que oprime os mutantes e, portanto deveriam ter seus direitos garantidos à força, através da luta armada, Xavier acredita profundamente que apenas com a aceitação e o fim do medo daquilo que a humanidade não conhece seria possível uma coexistência pacífica entre humanos e mutantes.Stan Lee criou os X-Men em 1963, no auge da discussão sobre os direitos Civis Americanos onde se considerava se os negros teriam ou não direito ao voto nos Estados Unidos. Ele queria trazer a discussão sobre o racismo para o campo da fantasia e assim criou os X-Men. O discurso dos dois líderes foram extraídos de personagens reais daquele período, Charles baseado em Martin Luther King, e Magneto de Malcom X. Ambos negros e líderes em sua comunidade com visões distintas do papel dos negros na sociedade americana. (HQ também é História!)



     Nossa história pessoal fala a respeito de quem nós somos, porém são nossas atitudes que determinam  ponto em que chegaremos em nossa jornada, apesar desta história. Erik teve um passado terrível e tentou recomeçar, mas não conseguiu livrar-se dos abusos e sofrimentos terríveis de seus passado. Como não conseguiu lidar com seus pesadelos, transferiu toda a sua frustração à humanidade, transformando-se em uma ameaça para si mesmo, para seus filhos e para todos aqueles que o cercam. Nossas lutas internas devem nos levar ao fortalecimento. Cada etapa vencida é um motivo para comemoração e renovação. Dependemos de nosso Deus para superar os traumas de uma vida difícil, mas são estes traumas que podem nos levar para novos níveis de intimidade com o Senhor e com Seu Reino! 
     Não se esqueça: o que não te mata te deixa mais forte! No entanto, use esta força para ajudar outros a vencerem os mesmos traumas e medos pelos quais você passou! E desta maneira, espero que você seja muito, mas muito feliz!

Referências Bíblicas:

Aquele que estava assentado no trono disse: "Estou fazendo novas todas as coisas!" E acrescentou: "Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança". Apocalipse 21:5.

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 2 Coríntios 5:17.

Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Romanos 8:37

Notas 

1 - Sonderkommando: Eram recrutados entre os prisioneiros recém-chegados no Campo de Concentração e tinham como função a execução das tarefas mais críticas, tais como enterrar os corpos dos prisioneiros executados, limpeza das câmaras de gás e outros serviços que não seriam executados pelos funcionários alemães. Por causa desta condição crítica (se for possível falar em uma condição mais crítica dentro dos horrores de um campo de concentração), este grupo possuía alguns privilégios.Entretanto, não duravam muito nesta função, vindo a integrar a lista de pessoas a serem exterminadas após algum tempo de serviço, sendo substituídas por novos integrantes que mais adiante eram mortos e substituídos por novos membros, e assim por diante.Para manter em sigilo as operações de extermínio do conhecimento dos outros prisioneiros do campo de concentração, eram mantidos isolados. 



Pastor Eduardo Medeiros
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário