terça-feira, 10 de maio de 2016

Parábolas & Séries # 2 - GOT - Jon Snow






Jon Snow é a sensação da sexta temporada de GOT, depois de sua morte no final da quinta, ele retorna à vida através de Melisandre e seu último ato como Lorde Comandante da Patrulha da Noite, puxa a corda que enforca os traidores que conspiraram por sua morte. O final do episódio mostra Jon entregando o manto de Lorde Comandante para Eddison Tollet declarando uma frase repleta de memes no "day after" ao episódio: Minha Patrulha Terminou. Ao somarmos os flashbacks de Brandon Stark com o corvo de três olhos mostrando uma possível origem de Jon Snow como filho de Illyanna Stark e Rhaegon Targarien, sua importância cresce a cada instante na saga. Por esta razão, Jon Snow é o contemplado desta terça feira em nossas parábolas Geek.

     Jon Snow é o filho bastardo de Lorde Eddard Stark de Winterfell, o senhor do Norte de Westeros. Sua origem é mantida em segredo por Ned que leva este segredo ao túmulo, sendo o único que sabia a respeito de sua mãe e seu nascimento. Foi criado por Ned  junto aos demais Starks no castelo de Winterfell. Mesmo usufruindo de todos os benefícios de ser o filho de um lorde, ele era constantemente lembrado por sua madrasta, Catelyn Stark de que era um estranho em meio a seus filhos "legítimos", crescendo à margem da família em todos os eventos digamos "oficiais" da nobreza nortenha como festas e casamentos. Uma vida desta para um jovem devia ser sufocante. A decisão mais lógica para ele foi se unir à Patrulha da Noite¹ para proteger a Muralha² dos inimigos externos, os Povos Livres e os Outros³. 
 
http://guerradostronos.weebly.com/a-muralha.html Acesso em 09/05/2016


     Esta vontade de fazer parte da Patrulha surgiu pela sua admiração por seu tio Benjen Stark que era um dos líderes da Patrulha. Muitas coisas acontecem a Jon Snow ao longo da saga, culminando com sua eleição como Lorde Comandante da Patrulha da Noite, um acordo com os Povos Livres que nunca havia sido feito antes, de lhes permitir passagem através da Muralha por causa da ameaça iminente dos Outros. Esta atitude levou a um grupo de patrulheiros a conspirarem contra ele, fazendo com que fosse esfaqueado dezenas de vezes até a morte. Jon é ressuscitado por Melisandre, uma sacerdotisa da religião que prega um único deus em detrimento da religião tradicional que é politeísta tanto em Westeros quando nos demais territórios do mundo conhecido.
 
Jon Snow Imagem disponível em http://www.ligadoemserie.com.br/2016/01/kit-harington-muda-o-discurso-sobre-o-destino-de-jon-snow/ acesso em 09/05/2016

       Jon Snow pode ser uma inspiração para muitos de nós hoje. Assim como ele, muitas pessoas, mesmo sabendo que são filhos e filhas de Deus acabam agindo como bastardos. Mesmo tendo o direito de usufruir de tudo aquilo que os outros irmãos possuem, acabam não se achando dignos por causa das acusações de Satanás sobre suas vidas. A Bíblia nos conta a história de um jovem chamado Mefibosete que era o último remanescente da dinastia de Saul. O agora rei Davi usou de misericórdia e honrou uma promessa feita a Jonatas, o pai de Mefibosete e o trouxe para que vivesse no palácio, comesse com seus filhos e fosse criado como um deles. O detalhe na vida de Mefibosete, foi que ele ficou aleijado durante a invasão da casa de sua família enquanto ainda era uma criança. Esta criança aleijada, órfã, da dinastia que tentou matar Davi, foi acolhido por ele e saiu de uma pequena casa no subúrbio de Jerusalém para morar nos palácios reais. É a paráfrase perfeita do que acontece com cada um de nós quando aceitamos a Jesus como Senhor e Salvador! Saímos de uma condição de desconhecidos para passarmos a eternidade junto ao Rei dos Reis, e Senhor dos Senhores! Não importa o que aconteceu no passado, temos a oportunidade tremenda de sermos filhos e filhas Legítimos de Deus, para todo o Sempre!

Mesmo que o mundo grite em seus ouvidos, a única verdade que devemos aceitar é esta
  
- Somos filhos, não bastardos!


Notas:

1 - A Patrulha da Noite é uma ordem militar dedicada à manutenção da Muralha, a imensa fortificação na fronteira norte dos Sete Reinos, e à defesa dos reinos dos homens daquilo que se encontra além dela. A fundação da ordem remonta à Era dos Heróis, quando os Outros foram forçados de volta ao extremo norte. Os homens da Patrulha da Noite vestem apenas o negro. Referência: http://wiki.gameofthronesbr.com/index.php/Patrulha_da_Noite Acesso em 09/05/2016.

2 - A Muralha é uma gigantesca muralha de mais de duzentos metros de altura, feita gelo, que se estende por quase quinhentos quilômetros na fronteira norte dos Sete Reinos, separando-os das terras selvagens de Para Lá da Muralha; considerada uma das nove Maravilhas Feitas Pelo Homem. A Muralha é mantida e defendida pelos Irmãos Juramentados da Patrulha da Noite, que patrulham e guardam os castelos, da cadeia montanhosa Presas de Gelo a oeste, à Baía das Focas a leste. Referência: http://wiki.gameofthronesbr.com/index.php/Muralha. Acesso em 09/05/2016.

3 - O povo livre são uma raça de pessoas que vivem além da Muralha. Eles são mais conhecidos como "selvagens" em todos os lugares ao sul da Muralha. Há dezenas, possivelmente centenas de milhares de pessoas vivendo ao norte da muralha sendo dividos em centenas de culturas, tribos, clãs, aldeias e grupos de corsários, alguns razoavelmente tem cultura, outros são totalmente selvagens e hostis. O povo livre referem a si mesmos dessa forma para se diferenciar dos "ajoelhadores", o povo sul do Muralha, que são sujeitos a senhores e reis. O povo livre ver os "ajoelhadores" como um povo sem "liberdade", ao passo que o povo dos Sete Reinos para o sul ver os "selvagens", como assassinos, estupradores e ladrões sem lei e primitivos. 
    - Os Outros, conhecidos como Caminhantes Brancos pelos selvagens, existem ao norte da Muralha. Antes dos eventos de As Crônicas de Gelo e Fogo, os Outros não tinham, supostamente, sido vistos por muitos milhares de anos. Até agora, os Outros apareceram somente duas vezes na saga inteira, e seus propósitos permanecem desconhecidos. 
 

Referências Bíblicas:


Então Mefibosete foi morar em Jerusalém, pois passou a comer sempre à mesa do rei. E era aleijado dos pés. 2 Samuel 9:13



Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. Mateus 5:9



A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. Romanos 8:19



O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Romanos 8:16



Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, Gálatas 3:26

Pastor Eduardo Medeiros

Figura disponível em http://www.pastemagazine.com/blogs/lists/2013/06/10-things-weve-learned-from-game-of-thrones-i.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário