domingo, 29 de maio de 2016

Parábolas & Séries #5: Game Of Thrones - Bran Stark e Hodor





     Bom dia caríssimos amigos do Parábolas Geek! Hoje é domingo e devido ao episódio dramático da semana passada de GOT com a revelação da causa pela qual Wyllys se transformou em Hodor, (...)

http://www.redetv.uol.com.br/redetvgeeks/blog/series-de-tv/fa-de-game-of-thrones-coloca-adesivo-com-rosto-de-hodor-em-elevador
(...) hoje vamos reeditar uma parábola de 2013 sobre a dupla que se separou depois de tanto tempo ao longo da série. Acompanhe!


     Brandon Stark é o penúltimo filho de Eddard e Catelyn com algumas habilidades especiais. Ele é um escalador nato, até que um dia, ao escalar uma das torres de Winterfell durante a visita da família real, acaba vendo algo que não deveria ter visto e é jogado da janela da torre. A queda não o mata, mas o deixa paraplégico. A partir deste momento, sua família designa o serviçal chamado Hodor, para ser as pernas de Bran. Ele é chamado assim, por causa de uma deficiência mental e fonética, a única palavra que ele consegue pronunciar é: Hodor. (Descobrimos a razão disso 4 anos depois de escrever o texto original: uma contração do termo Hold the Door, fruto de uma viagem no tempo de Bran ao passado).


     Mais tarde ao longo da saga, Bran descobre ser um Warg, ou troca-peles¹ e começa a testar as possibilidades destes poderes. Sobre a relação entre Bran e Hodor, a estabilidade é perdida quando Winterfell é invadida por Theon Greyjoy, episódio que gera a fuga de Bran e seu irmão Rickon, pois são os próximos na linha sucessória, correndo risco de morte por aqueles que desejavam tomar o poder dos Stark.


     O ponto mais interessante em nossa opinião, neste relacionamento entre Bran e Hodor, encontra-se no fato de que os dois necessitam da presença um do outro para serem completos. Bran é a voz de Hodor, enquanto Hodor é a mobilidade perdida de Bran. Não é este o princípio de Igreja deixada nas Escrituras? Um só Corpo composto por vários membros cuja cabeça é Cristo? Todos nós temos qualidades, habilidades, dons e talentos para uso no Reino. Mas pela sabedoria divina, ninguém além de Cristo possui a totalidade dos dons e talentos necessários para a propagação do Evangelho. Precisamos uns dos outros, pois nossas qualidades ajudarão outros, enquanto nossos defeitos serão tratados por outros irmãos!


     Não somos autossuficientes, e glória a Deus por isso! Somos ferro afiando ferro e nosso contato e interação nos ajudam a crescer espiritualmente. Este modo de enxergar a igreja como um hospital, em que pessoas imperfeitas chegam para serem tratadas e, uma vez curadas, vão em busca de outros doentes para receberem o tratamento, seria reformador para a igreja brasileira.


     Infelizmente, a visão que tem sido passada através da Teologia da Prosperidade é aquela onde a igreja é um Shopping Center que proporciona entretenimento para os cristãos. Isso nos torna egoístas, egocêntricos e desconectados do verdadeiro sentido do termo Eclésia. Olhemos para Bran e Hodor e lembremos que precisamos uns dos outros... Sozinhos seremos derrotados, mas unidos, as portas do inferno não prevalecerão contra nós! A escolha é nossa!
               
Referências Bíblicas:


Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro. Provérbios 27:17



(...) como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Efésios 5:23b



Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dom de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas. 1 Coríntios 12:28

Notas:

1 - Warg ou troca peles :São pessoas que possuem a habilidade de deixar sua mente,sair de seu próprio corpo e manipular ou apenas observar outros seres literalmente entrando em suas mentes ,podendo dependendo da habilidade do Warg controlar animais ou até humanos sendo está ultima de altíssima dificuldade,traumática para ambas as partes e constituindo um dilema ético e moral .É muito mais fácil para um troca-peles para fazer isso, se existe um vínculo entre as duas partes. Um troca-peles destreinado pode inconscientemente entrar na mente de um animal, especialmente durante o sono , especialmente se um vínculo existe.É extremamente traumático se um animal é morto , enquanto sua mente é habitada por um troca-peles.Se um troca-peles é morto enquanto habitando uma criatura, uma parte de sua consciência permanecerá na criatura. Diz-se que os maiores Troca-peles foram os Greenseers Estima-se que um homem em cada mil nasce um troca-peles , e um troca-peles em mil poderia ser um greenseer.Disponível em http://wiki.gameofthronesbr.com/index.php/Troca-peles.




Pastor Eduardo Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário