quinta-feira, 2 de junho de 2016

Parábolas & HQ's 21: X-Men: Professor X e o discurso de Martin Luther King


Imagem disponível em: http://observatoriodocinema.com.br
Charles Xavier é um sonhador. Desde que se descobriu como um mutante com capacidades telepáticas entendeu que este dom não foi dado a ele por acaso, mas sim com um propósito de ajudar outros como ele a encontrar um lugar em uma humanidade que os teme e os odeia.

     Abrindo um parêntese, mesmo não sendo perfeito como por exemplo em seu papel de pai de David Haller, o mutante com distúrbios psíquicos Legião, ou na liberação de sua frustração represada por anos de sofrimento contido, que gerou a criatura Massacre que quase devastou todo o universo conhecido, Charles sempre acreditou que o melhor caminho para humanos e mutantes é o caminho do diálogo e da paz. Quando falamos de Magneto, contextualizamos este personagem com o período histórico em que os X-Men foram criados pelo nosso querido Stan Lee, onde a questão racial era central nos Estados Unidos de 1963. Ele criou Charles e Eric com discursos parecidos com os de Martin Luther King e Malcom X, respectivamente. 

https://seancopeland25.wordpress.com/2013/12/09/charles-xavier-and-magneto-as-mlk-jr-and-malcolm-x-a-study-of-brotherhood/
     Stan Lee acabou gerando uma parábola entre a relação conturbada entre brancos e negros transferindo esta discussão para o campo das HQ's com os humanos e mutantes. Neste sentido, os X-Men são um elemento muito importante para entender a sociedade americana dos anos 60 e 70 do século passado. Ponto para Stan Lee, parêntese fechado.

 
     Voltando ao nosso personagem de hoje, Charles Xavier, seu senso de propósito, missão e visão é inabalável e seu sonho é tão grande quanto suas capacidades mentais: viver até o dia em que humanos e mutantes possam coexistir em harmonia. Interessante que seu ideal de paz é norteado por lutas, sacrifícios e algumas vezes mortes de seus aliados para salvar aqueles que desejam sua morte. Mesmo tendo o poder de controlar a mente de toda a humanidade e assim de certa maneira "forçar" uma coexistência pacífica, ele procura de certa forma pregar suas ideias para que sejam aceitas através do livre arbítrio.


      Não parece muito justo uma visão como esta, onde se protege com a sua própria vida pessoas que te odeiam. Mas não estamos próximos do que Cristo nos ensinou a este respeito? Amar aqueles que nos amam é muito fácil, o desafio começa quando ousamos pensar como aqueles que não gostam de nós para entendermos diferentes pontos de vista.

     A dinâmica do Reino funciona de maneira oposta ao sistema da sociedade no qual está inserido e por isso parece loucura aos olhos do mundo. Charles Xavier é um personagem fictício, porém graças a Deus pelos sonhadores de carne e osso que caminharam na terra ao longo dos séculos. Por causa de seus sonhos mirabolantes, o Evangelho foi pregado em praticamente todo o mundo conhecido, doenças foram curadas, vidas foram salvas. 

   Quando abrimos mão de nossas vidas para viver a vida que Deus nos deu, as dificuldades virão, mas nada poderá tirar de você a felicidade de viver para aquilo que você nasceu para fazer e ser! Busque os Sonhos Dele e seja feliz!

Referências Bíblicas


Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica. Lucas 6:29


Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Lucas 6:35a


 ‘Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Atos 2:17


Pastor Eduardo Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário