sexta-feira, 24 de junho de 2016

Parábolas & Literatura #5: Gollum, o vício e a dupla personalidade



 
http://www.wallpapervortex.com/wallpaper-34097_the_lord_of_the_rings_gollum.html


    Sméagol foi, a muito tempo atrás um Hobbit do clã Cascalvas que habitavam as margens do rio dos Campos de Lis. Acidentalmente encontrou o Um Anel que corrompeu sua alma e o transformou na Criatura conhecida como Gollum, referência aos terríveis sons que saem de sua garganta. Perde o Anel para Bilbo e décadas mais tarde terá um papel importante na missão de Frodo e Sam para destruírem o Anel na Montanha da Perdição. 

     A corrupção de Sméagol o fez desenvolver dupla personalidade: em seu interior ainda existiam resquícios do antigo Hobbit que um dia ele foi, porém a personalidade sombria e maléfica sobrepunha sua vontade controlando a criatura a fazer a vontade do Anel. Tudo começou com uma mancha no coração, que gradativamente veio para o exterior, gerando uma criatura que causava repulsa naqueles que com ele estavam.

      A relação de Gollum com o Anel representa a relação do homem com os vícios. Eles geram uma dupla personalidade na pessoa, pois ela precisa ocultar o vício do restante da sociedade. Neste sentido ela precisa ser alguém que não é na escuridão de sua obsessão e ela mesma quando estiver na presença de outras pessoas. A beleza natural de uma alma livre pelo Senhor, gradativamente vai se transformando em algo diferente, que fará as vontades da carne trazendo satisfação momentânea e insatisfação logo após os atos. Pode ser um vício no cigarro, na bebida, em compras, em pornografia, em sexo casual, ou inúmeros outros vícios que o homem pode ter. Sem a ajuda do Senhor, a escuridão do inimigo pode afetar a humanidade. Porém o Senhor só o fará se o desejarmos.

      Anseie por mais de Deus em sua vida e seja livre dos vícios e do pecado! Converse com alguém de confiança que possa orar por sua vida e coloque cada necessidade na Presença de Deus!

Referências Bíblicas:

Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. Tiago 5:16

Mas o pecado, aproveitando a oportunidade dada pelo mandamento, produziu em mim todo tipo de desejo cobiçoso. Pois, sem a lei, o pecado está morto. Romanos 7:8

Jesus respondeu: "Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado. João 8:34

Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa". Romanos 4:8

Pastor Eduardo Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário